(janeiro 2025) |
Face à corrida para a guerra, estabelecer uma linha de defesa que reúna os proletários mais combativos
“O grau alcançado pela crise e o impasse resultante para o capital, dá a dinâmica à guerra imperialista generalizada, que até então era apenas uma perspectiva que desempenhava apenas um papel indirecto – se assim podemos dizer – no curso dos acontecimentos, um papel directo, factor imediato, hoje, das políticas, decisões, reflexos dos governos e (...)
situação internacional
Comunicado de imprensa sobre a vitória eleitoral de Trump: A burguesia norte-americana vai intensificar os seus preparativos para a guerra...
A eleição maciça de Trump para a presidência dos EUA não é um acidente. Nem é o resultado de qualquer crise ou divisão profunda, e muito menos de qualquer caos, no seio da burguesia americana e do seu sistema político e estatal. Nem de qualquer loucura por parte do eleitorado, nem de qualquer irracionalidade que se apodere da principal potência (...)
O que vai mudar com a chegada de Trump à Casa Branca? (PCI-Le Prolétaire, 15 de novembro de 2024)
Reproduzimos aqui um extracto de um artigo do PCI-Le Prolétaire, “A guerra russo-ucraniana: a paz imperialista no horizonte...”, que ecoa essencialmente a análise política e o conteúdo do nosso anterior comunicado sobre a eleição de Trump. O seu interesse particular é que vai mais longe do que a nossa posição e avança algumas hipóteses sérias sobre o (...)
O esmagamento do proletariado alemão e o advento do fascismo (Bilan #16, 1935)
Já dissemos que não confundimos as “direitas populistas” de hoje, como Trump ou Meloni em Itália, com o fascismo dos anos 30. Da mesma forma, não pensamos que a situação de hoje seja um simples remake dos anos 30. No entanto, existem certos paralelismos entre a instabilidade política governamental e a ascensão da direita “radical” que prevaleceu antes (...)
Resolução adoptada pelos comités da NWBCW no Canadá: abaixo a guerra!
Em parte em resposta a uma greve dos trabalhadores dos correios no Canadá e ao trabalho de sabotagem que está a ser levado a cabo pelos sindicatos no país, os comités de Toronto e Montreal “No War But Class War” adoptaram conjuntamente a resolução reproduzida abaixo. O texto desta resolução é adaptado da resolução proposta pelo Comité de Petersburgo do (...)